domingo, 11 de dezembro de 2011

10 invenções humanas que mudaram o mundo



1º. Internet – Se você quisesse acessar a internet na década de 90, tinha que ouvir o barulinho chato do sinal dial-up. Não dava nem pra se conectar escondido dos pais. Toda a tecnologia por trás da internet, começou a vigorar em meados da década de 80, mas só ganhou um público considerável com a criação da “world wide web”, liberado pelo laboratório suíço CERN em 1991. E o resto, virou história, que pode ser encontrada na própria internet.

2º. O avião – Mesmo com os esforços de balonistas e pára-quedistas da época de 1800, foram os irmãos Wright que levaram a fama e pôr o mundo sobre asas, em 1903. Este feito é amplamente discutido, e o brasileiro Santos Dumont está na briga pelo posto de “pai da aviação”. Além de facilitar a viagem entre dois continentes, o vôo transformou o mundo num só.


3º. A energia nuclear – Em meados de 1930, uns físicos malucos, descobriram como era possível produzir energia através de uma minúscula partícula de urânio. Essa descoberta resultou na bomba nuclear, porém essa energia não deve ser relacionada somente à destruição. É preciso reconhecer que a descoberta trouxe benefícios à ciência nuclear.


4º. A eletricidade – Ninguém tem certeza do que realmente aconteceu na história envolvendo raios e relâmpagos, mas a verdade é que a descoberta de Benjamin Franklin, revolucionou o mundo de tal maneira que a humanidade não sobreviveria sem ela.



5º. O microprocessador – Numa enorme sala, havia um computador gigante, e cujo poder de processamento era menor que alguns celulares. Com o passar do tempo, os microprocessadores estão cada vez menores, e com muito mais poder de processamento, podendo executar várias tarefas simultaneamente.


6º. O Raio-X – Se, no século passado, alguém dissesse que era possível ver por dentro das pessoas sem abri-lo ou corta-lo, certamente seria acusado de bruxaria ou magia negra. Mas é por isso ser possível, que houve um significativo salto na medicina, já que com o Raio-X, pode-se descobrir doenças escondidas sob a pele.



7 º. A borracha – Encontrado pela primeira vez na América, tornou-se muito utilizada pela indústria automobilística, que consome praticamente 70% de toda a produção mundial de borracha. É extraída da seringueira, como um xarope, e depois de uma fase de cozimento, torna-se muito resistente.


8º. O ferro fundido – Apesar de ter seu início em datas diferentes por todo o mundo, a Idade do Ferro trouxe grandes mudanças para nossos dias. Tanto na agricultura como na guerra, houve uma maior facilidade através da utilização de instrumento feito com ferro fundido. Por ser um minério em abundância pelo mundo, houve um benefício maior aos que o exploraram.



9º. A pólvora – Na busca pelo composto que daria vida eterna, um alquimista chinês misturou enxofre, salitre e carvão. Não satisfeito, resolveu aquecer a mistura, a fim de fundir os materiais. O resultado: uma grande explosão que quase lhe custou a vida. Após a invenção da pólvora, a guerra não seria mais a mesma.


10º. O cartão magnético – É muito difícil imaginar fazer serviços de banco, compras ou viagens sem o uso de um cartão de crédito. Inventada pela IBM na década de 1960, para um sistema de segurança dos EUA, e encomendado pelo governo, essa faixa que repassa os dados criptografados sob a forma de minúsculos imãs é agora uma das tecnologias mais utilizadas no mundo. Na empresa onde trabalho, o controle de entrada e saída de funcionários é feito através de cartão magnético.

Fonte: http://www.guanabara.info/2009/06/as-10-tecnologias-que-mudaram-o-mundo/
Acessado dia 10 de dezembro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário