segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Acordo sobre mudanças climáticas é uma miragem





                                                                                                                                 06/12 18:13 CET

Um acordo sobre o aquecimento global não passa de uma miragem. Ban Ki-moon reconheceu que é impossível esperar grandes avanços na conferência climática da ONU que se realiza em Durban, na África do Sul, até sexta-feira.

“Temos de ser realistas quanto às expectativas sobre um consenso em Durban. Nós conhecemos as razões: problemas económicos graves em muitos países, diferendos políticos importantes, prioridades e estratégias contraditórias para responder às mudanças climáticas. É possível, como dizem muitos, que o objetivo de um acordo geral e vinculativo sobre as mudanças climáticas não esteja ao nosso alcance por agora” afirmou o secretário-geral das Nações Unidas na abertura da sessão ministerial.

O único instrumento jurídico ainda em vigor é o Protocolo de Quioto mas os dois principais poluidores do planeta, Estados Unidos e China, nunca o aceitaram. Pequim abriu agora a porta a um possível acordo, embora as declarações dos responsáveis chineses tenham tido leituras opostas.

Perante a indecisão dos políticos, os ativistas da Greenpeace lançaram mais uma marcha de protesto nas ruas de Durban que acabou com algumas detenções.


Fonte: http://pt.euronews.net/2011/12/06/acordo-sobre-mudancas-climaticas-e-uma-miragem/
Acessado dia 6 de dzembro de 2011

NOTÍCIA COMPLEMENTAR:

                   Clima: Aprovado acordo histórico em Durban
  
                                                                                                                                11/12 06:33 CET

A presidente da conferência climática de Durban, Maité Nkoana-Mashabane, anunciou que os 194 países chegaram a acordo sobre um programa para definir um novo rumo para combater as alterações climáticas nas próximas décadas.

O acordo foi alcançado após a resistência da Índia e da China que levou a União Europeia, os Estados Unidos e o Brasil a apelarem para “não fazer de Durban uma oportunidade perdida”.

“Como sabem, não estamos satisfeitos com a reabertura do texto, mas sob o espírito da flexibilidade concordámos em adotá-lo”, disse a ministra do Ambiente indiana

O programa a definir deverá colocar os países sob o mesmo regime legal e reforçar o seu compromisso para controlar a emissão dos gases de estufa. O compromisso deverá entrar em vigor o mais tardar até 2020.

“Se conseguirmos isso, será um momento histórico para o mundo e em especial para África”, sublinhou o ministro dos Negócios Estrangeiros de Grenada.

Os documentos discutidos e que farão parte do Pacote de Durban incluem o segundo período de vigência do Protocolo de Quioto, o relatório do grupo de trabalho de cooperação de longo prazo, o Fundo Climático Verde e a Plataforma de Durban.


Fonte: http://pt.euronews.net/2011/12/11/clima-aprovado-acordo-historico-em-durban/
Acessado dia 6 de dzembro de 2011

RESENHA:

                                             Mudanças climáticas – De quem é a culpa?
                
Atualmente, já podemos perceber os efeitos da natureza em resposta das atitudes humana em relação a ela. O avanço do mar, o aumento de temperatura em alguns lugares, a diminuição desta em outros, é visível e perceptível por qualquer um. Será o aquecimento global nossa culpa?

A alguns dias atrás foi feito uma manifestação em Duban, Africa do Sul, devido a indecisão dos políticos, essa marcha foi realizada pelos os ativistas da Greenpeace. O problema que foi levado a assembléia é que os países da áfrica em geral estão sofrendo muito com as mudanças climáticas atuais, estas, causadas pelo excesso de poluição principalmente por parte dos Estados Unidos e China, que de acordo com a reportagem, são os países mais poluidores.

Para esse problema, foi proposto mudanças, de acordo com o que sabemos, somente o tratado de Quioto está em vigor, no qual China e EUA não participam. Isso é prova da prepotência e ambição dos países mais industrializados, que se negam a ajudar o planeta a sobreviver um pouco mais, em troca de seu próprio lucro. Mas por outro lado pensa-se: Por que será que os problemas climáticos estão aparecendo principalmente na África? Seria isto um efeito natural? ou conseqüências da poluição mundial?

O objetivo das manifestações é chegar a um acordo com as demais nações para tentar evitar a destruição do planeta e conseqüentemente evitar os problemas climáticos que se manisfestam mais na África, ou seja, um programa para definir para combater as alterações climáticas nas próximas décadas.

Esse programa deverá colocar os países sob o mesmo regime legal e reforçar o seu compromisso para controlar a emissão dos gases de estufa. Será essa a solução para os problemas climáticos do mundo?

É engraçado, saber que um dia aconteceria isso: mudanças climáticas, aumento da temperatura, secas, etc... E que sofreríamos as conseqüências de nossa própria ação. A África é um continente sem muito auxilio e que já passa por situações difíceis. É admirável a atitude deles, pois não querem seu próprio beneficio com o programa de proteção ao ambiente, mas de todos os países. Mas o problema no qual também estamos inseridos é: com o acordo de controle de gases, poderemos perder financeiramente. A questão é muito discutida pois as nações mais poluidoras nem sequer concordaram com o tratado de quioto. Acho que a questão principal seria o desenvolvimento sustentável, ajuda humanitária para com os povos, africanos. Não podemos jogar a culpa em outras nações pelas situações que são causadas pela natureza, ma s também não podemos deixar de pensar que isso também não é nossa culpa, pois isso é uma conseqüência da ação humana, durante vários seculos de poluição. De acordo com as noticias esse programa deverá entrar em vigor até 2020. Mas será que daqui pra lá, a situação do planeta já não vais estar mais desesperadora? Será que os países mais poluidores só pararão quando ele forem atingidos? Ninguém sabe. Mas o que se deve fazer é zelar pelo que ainda temos, senão pudermos reflorestar, que pelo menos não poluímos mais. Assim de certa forma podemos ajudar nosso pais e outros que estão ao nosso redor, quem sabe, serviremos de exemplo para outras nações.

Por Lays Luchi.      
                                                                                                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário